sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pisca-alerta em motos

pisca-alerta em moto!

uma coisa tão básica que deveria vir de fábrica, mas...

... mas para isso estamos aí! ;oD

o conceito é bem simples, ligar o rele do pisca às setas direita e esquerda ao mesmo tempo.

como as setas dianteira e traseira de cada lado estão em paralelo, só precisamos ligar as 2 da frente que a mágica acontece!

aí voce me pergunta, e como é que se faz?

simples, pegue 2 diodos, por ex, 1N4007, uns pedaços de fio, um interruptor pequeno e monte de acordo com a ilustração abaixocomo a função do diodo é permitir a passagem da corrente em um único sentido, essa ligação não afetará o funcionamento das setas, se afetar, então tem algo montado errado.

recomendo testar os diodos com um multiteste, a fim de garantir a montagem de forma correta, ou seja, a corrente deve passar do botão do alerta para as setas apenas.

nesse exemplo, me refiro ao fio cinza, que é o utilizado pela honda. Para outras marcas, é melhor consultar o diagrama elétrico, para saber qual fio vai do rele até o comutador no guidon.

agora começam os poréns.

"fiz a ligação direitinho, mas as 4 setas nao piscam, apenas ficam acesas"
R: O rele da sua moto não está aguentando a demanda de corrente das 4 lampadas acesas juntas, basta substitui-lo por um novo, de preferencia, mais potente, como de uma moto maior ou até mesmo de carro. outra opção é ligar um rele separado para o alerta, em paralelo ao rele de pisca, mas aí ja complica o que era para ser simples.

"posso fazer o pisca-alerta funcionar com leds, em vez de lampadas?"
R: Sim, pode, mas seria necessário um circuito eletronico especifico para esse fim, ja que os reles de pisca são projetados para trabalhar com lampadas, então o resultado será bem diferente do esperado.

"deixar o pisca-alerta ligado muito tempo descarrega a bateria?"
R: Sim, pode descarregar, por isso evite deixa-lo ligado com a moto parada por periodos longos.

43 comentários:

  1. alô indomado, aki é o elefante do tornadeiros, estou seguindo teu blog e vou recomendar ele tb, pros meus amigos, tb tenho um blog, depois dá uma conferida: http://vetrider.blogspot.com >> ví esse esquema dos piscas numa tornado em natal no ENTORN, mas fico com receio de algum problema na parte eletrica da moto, mas a do ailton funcionava direitinho quando faziamos rolê por natal em comboio e fica muito 10, aki no trabalho tem um eletrecista vou mostrar o esquema pra ele e talvez faça na minha.valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  2. sempre quis pisca alerta na minha tornado.. vlw pela dica =D

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma Fan 150 Esi 2010 e além do pisca alerta, instalei tb mais 04 leds na ponta do mata-cachorro, pra auxiliar na sinalização de setas e alerta. Contudo, tive q substituir o relê original por um da CB300 mas, sinto que ele não suporta a carga. Qual seria o relê recomendado para utilização e qual o prejuízo que isto pode trazer para os circuitos da moto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faça o teste com os leds deligados, tente perceber se ao liga-los, as piscadas ficam mais lentas.

      o consumo de 4 leds nao deveria afetar o sistema, mas se seu rele for do tipo paralelo... tudo pode acontecer.

      veja também se as lampadas das setas, são da mesma potencia recomendada para a moto a qual o rele que vc usa é destinada (cb300)

      novamente, lampadas paralelas costumam mentir suas potencias, gerando duvidas sobre o funcionamento dos reles.

      por ex. para a cb300 (eu acho) são 2 lampadas de 15w para cada lado, entao o rele é projetado para funcionar normalmente com 30w de consumo, e piscar rápido com menos que isso (para o piloto saber que uma lampada queimou)
      se a sua moto, uma fan 150 tiver sido projetada para usar lampadas de 10w, teremos 20w a cada piscada, o que faria o rele achar que tem consumo a menos (lampada queimada)

      Excluir
  4. Muito legal mesmo,gostaria que vc mostrsse uma imagem explicando como é ligado o relé de pisca(onde é a entrada,saida)enfim!
    vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cada moto tem o rele em um lugar diferente (geralmente perto do painel), e no caso da tornado, o rele é parte integrante do painel (e felizmente, nao queima facil), por isso recomendo acessar a fiação do comutador

      Excluir
  5. Oi,é obrigatorio o uso de diodos? Ou pode-se faz o esquema sem eles. Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, os diodos são obrigatórios, pois sem eles, ao ligar seta para qualquer lado, vai acabar acendendo os 2 lados ao mesmo tempo.

      Excluir
    2. ola sou magno se vc quiser tenho essa novidade , um pisca alerta sem botoes sem diodos sem fios extras, sem gambiarras, deixando a moto original.
      ativa e desativa na propria chave de seta.
      uma pequena caixinha, menor que de fosforo que fica dentro do farol, e passa a reconhecer o movimento da chave de seta, e quando vc quiser ativar o alerta.basta fazer um movimento a mais e pronto ele ativa.
      tecnologia de ponta.

      Excluir
  6. Alo indomado!
    voce fabrica esse gadget ou pensou em fabricar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não pensei em fabricar, por ser um mero chicote, algo bem simples, que não agrega valor, 5 reais ja seria caro, para vender um "gad" desses, fora as particularidades de instalação em cada moto e preferencias do proprietário.

      Excluir
  7. ola crie um pisca alerta, sem botoes expostos sem diodos sem fios mostrando.
    enfim sem gambiarra e dar em qualquer moto.
    nao corta nem descasca nehum fio.
    e o comando e feito na propria chave de seta da moto.
    mmsuce@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. é normal o diodo esquentar ??? coloquei na minha 150 fan esdi é tá esquentando com 20 segundos ligada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é normal ele esquentar um pouquinho, mas não a ponto de causar danos à fiação, se o calor no diodo for muito alto, melhor rever as ligações, as soldas, bitolas dos fios utilizados, potencia das lampadas (são as mesmas de sempre, presumo)

      Excluir
    2. O diodo recomendado para esta gambiarra ´o 1N5408 que suporta até 3 ampéres. Se desejarem um circuito onde não se corta fios e aciona pela própria chave de seta basta dar um alô. Fabriquei um por um preço acessível.

      Excluir
  9. como faz pra q os dois pisca alerta trazeiro pisqui ao mesmo tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza luiz? a ligação proposta no post, faz com que as luzes direita e esquerda pisquem ao mesmo tempo, como as lampadas traseira e dianteira são ligadas em paralelo, só precisamos intervir na frente, que a própria fiação original se encarrega do resto (acender as setas traseiras)

      Excluir
  10. cara me ajuda coloquei dois pares de pisca de caveira na minha moto a instalação foi simples tirei os piscas antigos e coloquei os novos ligando os polos positivos e negativos conforme antes, porém quando ligo a seta para qualquer dos lados, as quatro luzes piscam juntas. isso pode ser problema no rele de pisca ? ( eu abri uma das setas para ver se havia algo errado dentro e elas têm uma placa de circuito no interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,

      Comprei esse mesmo pisca de caveira e deu o mesmo problema.
      Você conseguiu resolver?

      Excluir
  11. URGENTEE PESSOAL ! Boas eu fiz uma montagem de piscas led´s na minha honda crm e comprei um rele para led´s mas quando estao ligados so da OS 4 em alerta pois so precisava de 2 de cada vez
    obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conseguiu resolver o problema, brother?
      Minha moto está com o mesmo problema?

      Excluir
  12. Olá, Indomado.. a nível de engrandecimento da sua ideia, genial por sinal, eu como técnico em mecatrônica, modéstia parte, aprovei o seu projeto e apenas dou uma dica sobre os diodos; vi um comentário sobre temperatura e para esse caso ser resolvido basta aumentar a capacidade do mesmo, por exemplo, modelo 6a8 e se preciso for, usar um dissipador- simples mesmo, ambos encontrado em qualquer lojinha de eletrônica. Essa foi a dica. Abraço.. Ass: Danilo.

    ResponderExcluir
  13. Cara tenho uma fan 150 2014
    Fiz a ligaçao para o pisca alerta mas nao deu certo o pisca alerta nao pisca so fika ligado as quatro setas,e quando desliguei ,as setas nao fiçionaram e o relé faz um barulho estranho..
    Tirei a ligaçao do alerta e voltou a fiçionar certinho.oque eu faço troco o relé?? Me ajuda ai galera

    ResponderExcluir
  14. eu substitui as setas originais da bros 2008 por setas de leds, porém piscam as 4 juntas, oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  15. Botei o pisca alerta na momha titan 150 14/15 mais o relé não tá aguentado. Galera gostaria q vcs me indicassem qual o relé devo usar na minha moto???

    ResponderExcluir
  16. Botei o pisca alerta na momha titan 150 14/15 mais o relé não tá aguentado. Galera gostaria q vcs me indicassem qual o relé devo usar na minha moto???

    ResponderExcluir
  17. Tenho um titan ks 2004 e comprei seta de leds ma as seta esta acesa as quatro junto oque devo fazer

    ResponderExcluir
  18. olá , tem algum telefone para entrar em contato com voce para podermos trocar uma ideia ??

    ResponderExcluir
  19. os diodos tem q ser de quantos ampers

    ResponderExcluir
  20. minha moto é uma fan 125 2008 com rele de pisca magnetron coloquei eles ligados no fio preto e elas n estao piscando ficam acesos quando coloco no fio cinza n da nada n os diodos q estou usando e de 6 a 10 sera q os amperes do diodo sao baixo ou o meu rele n esta suportando e por qual trocar ?

    ResponderExcluir
  21. meu amigo eu instalei o pisca alerta na minha cg 150 job e nao pisca fica direto o que eu faço troco o rele

    ResponderExcluir
  22. esses diodos sao de quantos amp.valew obrigado.

    ResponderExcluir
  23. esses diodos sao de quantos amp.valew obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Os 4 piscas da moto estão acendendo muito rapido o que faço? Ele fica esquentando quando anda

    ResponderExcluir
  25. amigos troquei meus 4 piscas originais por leds acontece que depois que coloquei e fui testar ficou acendendo os 4 piscas de uma só vez, obs: tbm observei que foi depois que levei chuva e molhou não sei se tem a ver mas se alguem tiver ideia do pq ficarei bastante grato pela ajuda. tanto se eu piscar pra direita quanto pra esquerda ta acendendo os 4 blz.
    minha mota é uma titan ks 150cc ano 2004

    ResponderExcluir
  26. Boa noite ligo a seta mas nao pisca fica ligado direto cem piscar uma titan 150 sera que tenho que comprar um novo rele

    ResponderExcluir
  27. Os piscas estao OK mas o alerta de pisca n acende no painel oq faser ?

    ResponderExcluir
  28. Amigo boa noite fiz esse esquema mais gostaria q a luz indicadora de seta q fica no painel ligasse tb tem como??

    ResponderExcluir
  29. liguei um pisca universal na xlx 350. os piscas da frente funcionaram normal, quando fui trocar os da traseira, eles acendem fraco e não piscam mais, só piscam se eu colocar os picas antigos na traseira e novos na dianteira. oq pode ser?

    ResponderExcluir
  30. Rapaz, em 2022 lembrei do Indomado no Tornadeiros.com.br. Creio que participava do grupo em 2010. Muito legal ter achado teu blog. Procurei o grupo tornadeiros mas não achei!!!

    ResponderExcluir